Pular para o conteúdo principal

E o Nobel de 2010?

Algumas palavras bastante atrasadas sobre o trio que ganhou o Prêmio em Economia em memória a Alfred Nobel no ano de 2010.

Diamond, Mortensen e Pissarides ganharam o prêmio por suas pesquisas em "job searching" no mercado de trabalho. Sob informação perfeita e completa e sem intervenções, a oferta de trabalho (a única coisa que nós trabalhadores ofertamos, já que não temos empresas) e a demanda de trabalho (empresas demandam mão-de-obra), haveria equilíbrio de oferta e demanda. Mas os custos informacionais impõem problemas que geram esse desequilíbrio: a existência simultânea de muitos postos de trabalho abertos e desemprego é algo que a teoria clássica não conseguia explicar.

Um dos resultados das pesquisas desses sujeitos é de que "an unregulated search market does not give rise to an efficient outcome", como diz a informação "popular" dada pelo site oficial do prêmio. Aliás, esse documento dá dicas de leituras para iniciantes no tema. Novamente, falhas informacionais impedem que resultados eficientes sejam alcançados, como já foi chamado atenção por pesquisadores como Joe Stiglitz, George Akerlof, George Stigler, etc (que já ganharam Nobel também). Portanto, intervenções do governo nesses mercados podem ser justificadas - é claro, há intervenções e intervenções, mas estamos dizendo que é possível uma intervenção que gere um resultado mais eficiente, como ocorrem em casos de externalidades e bens públicos.

Nem sempre a rejeição empírica de teorias clássicas leva necessariamente à aceitação de uma teoria pós-keynesiana de desemprego, como alguns são levados a crer durante a graduação (nem vice-versa). Antes de decidir por uma teoria, é importante observar as outras existentes. Na minha vida as respostas econômicas têm sido mais em tons de cinza do que preto ou branco.

O site do Prêmio também oferece um documento chamado "Scientific Background" que resume as teorias, além de formalizá-las. Um aparato mais teórico que o visitante neófito do blog talvez evite. Conheço pouco o assunto, embora tenha estudado modelos de "searching" no mestrado. Talvez seja uma boa hora para me atualizar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endogeneidade

O treinamento dos economistas em métodos quantitativos aplicados é ainda pouco desenvolvido na maioria dos cursos de economia que existem por aí. É verdade que isto tem melhorado, até porque não é mais possível acompanhar a literatura internacional sem ter conhecimento razoável de técnicas econométricas. Talvez alguns leitores deste blog ouçam falar muito em endogeneidade ou variáveis endógenas, principalmente no que se refere a modelos econométricos. Se pensamos em modelos de crescimento endógeno, o "endógeno" significa que a variável que causa o crescimento é determinada dentro do contexto do modelo. Mas em econometria, embora não seja muito diferente do que eu disse na frase anterior, endogeneidade se refere a "qualquer situação onde uma variável expicativa é correlacionada com o erro" (Wooldridge, 2011, p. 54, tradução livre). Baseando-me em um único trecho do livro do Wooldridge (Econometric Analysis of Cross-Section and Panel Data, 2 ed, 2011, p. 54-55)

Lutero e os camponeses

São raros os momentos que discorro sobre teologia neste blog. Mas eventualmente acontece, até porque preciso fazer jus ao subtítulo dele. É comum, na minha condição declarada de cristão luterano, que eu sempre seja questionado sobre as diferenças da teologia luterana em relação às outras confissões. Outra coisa sempre mencionada é o episódio histórico do massacre dos camponeses no século XVI, sancionado por escritos de Lutero. O segundo assunto merece alguma menção. Para quem não sabe (e eu nem devo esconder isso), Lutero escreveu que os camponeses, que na época estavam fazendo uma revolta bastante conturbada, deveriam ser impedidos de praticarem tais atos contrários à ordem - inclusive por meio de violência. Lutero não mediu palavras ao dizer isso, o que deu a justificativa para a violenta supressão da revolta que ocorreu subsequentemente. O objetivo deste post não é inocentar Lutero do sangue derramado sobre o qual ele, de fato, teve grande responsabilidade. Nem vou negar que Lutero

Exogeneidade em séries de tempo

Mais um texto de quem tem prova de econometria na segunda-feira. Quem não é economista não deve de forma alguma ler esse texto. Não digam que eu não avisei. Quando falamos de exogeneidade na econometria clássica, estamos falando da chamada exogeneidade "estrita", que nada mais consiste no fato de uma variável x não ser correlacionada com qualquer erro. Nas séries de tempo, no entanto, trabalha-se com três tipos de exogeneidade, dependendo do fim proposto. Na busca de resultados em inferência estatística (modos de estimar parâmetros e formulação de testes de hipótese), utiliza-se, em séries de tempo, o conceito de exogeneidade fraca. Para isso, precisamos 'fatorar a função de distribuição em duas partes: distribuição condicional e distribuição marginal . Define-se que uma variável é fracamente exógena em relação aos parâmetros de interesse se, e somente se, houver um certo tipo de reparametrização e atender duas condições: a variável de interesse precisa ser função de apen