Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de julho, 2010

Volta das Férias

Estive por uma semana em um local remoto do oeste do Paraná, sem acesso à internet ou celular. O município de Maripá, cuja principal avenida se chama Farrapos (evidenciando suas origens da imigração gaúcha expandindo a fronteira agrícola para o oeste), recebeu-me muito bem durante a semana em que participei de um congresso de jovens da igreja luterana. Apenas gostaria de justificar minhas faltas aos leitores. Neste momento, estou redigindo dois textos: um sobre fé e globalização (para horror de alguns) e outro sobre a educação primária no Brasil - na verdade uma reformulação de meu paper anterior apresentado em Barcelona e Utrecht. Cheguei a um ponto em que não consigo escapar do uso do instrumento, preciso resolver meu problema de viés de simultaneidade. As sugestões de alguns de uso de um painel dinâmico (Arellano-Bond ou Blundell-Bond) podem ser ainda mais torturantes para os dados. Embora minha análise qualitativa seja sólida, gostaria de ter evidências quantitativas mais robustas.

Formação

Acho que em minha curta vida acadêmica, consegui já bastante coisa. Apresentar no congresso mundial da área não é algo dificílimo, mas foi um importante passo. Já tenho um paper no prelo em uma revista brasileira importante. Não é hora de ser falsamente modesto, mas também sei que não sou o Schumpeter para escrever aos 26 anos uma de minhas principais obras (nesse caso, eu teria que me apressar, já que estou com 25). Entretanto, ao estar reescrevendo um paper, percebo como "falta cancha". Ao corrigir meu próprio paper, percebi como me falta experiência ainda para ser um bom pesquisador. Senti necessidade de ler mais artigos da minha área - e também de ter mais conhecimento. Falta em minha formação, por exemplo, intensa leitura em textos de minha própria área. Fiz um excelente curso de Economia Brasileira na pós-graduação da FEA-USP com meu orientador, mas nada sei sobre história econômica em geral - à exceção do que se refere à minha pesquisa em particular. Nem acerca disso c

Economia e blogs

Prezados leitores, Segundo o pesquisador Kartik Athreya, do Federal Reserve de Richmond, argumenta em seu ensaio que economistas ou não-economistas bloggers devem ser ignorados pelo "publico leigo mente aberta" . Bem, talvez eu deva ser ignorado. Quem tiver tempo para ler 4 páginas, veja se é convincente. Acho que eu nunca tentei convencer vocês de muita coisa... Agradeço a meu ex-colega Ricardo Sabbadini pela contribuição.

Site da EHS

A Economic History Society (do Reino Unido) está com novo site . Muito melhor do que o anterior. Já prestem atenção nos prazos para a próxima conferência deles. A EHS tem alguma dificuldade para financiar estudantes de países em desenvolvimento, mas vale a pena dar uma olhada.

Visitantes do Oikomania

O Oikomania é um site internacional. Dessa vez não tem visitantes africanos entre os cem últimos, mas veja os pontos na Europa e na América do Norte. Para um blog em língua portuguesa sem grandes aspirações, é bom. Na última semana, a média de visitas foi de 50 por dia e a de páginas vistas, 63 por dia. Já houve épocas melhores (quando as atualizações eram mais regulares).