Pular para o conteúdo principal

Protecionismo: Debate na blogosfera

A conversa iniciada pelo Cristiano gerou debate na blogosfera. O Lucas da Economia Marginal resolveu então colocar uma série de links interessantes acerca do debate sobre protecionismo, motivado pelo Cristiano. Eu mesmo já havia escrito algo a respeito há pouco tempo, quando resolvi criticar alguns aspectos do livro "Chutando a escada". Eu tenho apenas algumas conclusões a respeito disso tudo:

  • Embora todos os resultados de livre comércio possam ser desafiados se colocarmos alguma hipótese de imperfeição de mercado, o fato é que muitas vezes mercados são de fato imperfeitos. Não é por outro motivo que Stiglitz (que ganhou o Nobel principalmente por seus escritos acerca de informação imperfeita) por vezes defende o protecionismo em alguns casos, como ocorre nesse livro. A literatura teórica em protecionismo encontra justificativas possíveis em transbordamentos, learning-by-doing e imperfeições no mercado de crédito (ver Feenstra e Taylor, cap. 9, ou qualquer livro atual de economia internacional). 


  • Proteger tem custos. Quem paga os custos? E o quanto da proteção que existe pode ser explicado por economia política? São questões importantes acerca dos custos da política (custos sempre há: podem ser maiores ou menores que os benefícios).

  • Adotar uma postura radicalmente contra o protecionismo ou contra o livre comércio em qualquer contexto não parece estar de acordo com a evidência empírica até hoje existente, embora evidentemente várias análises empíricas sejam limitadas. É claro que nem sempre nosso posicionamento deve defender o que foi encontrado na análise empírica (até por suas limitações), mas reconhecer que elas existem e refletir sobre isso é fundamental para o debate acadêmico construtivo.


Comentários

Anaximandros disse…
oi, essa foi a peça mais murista que já li por aqui, mas tem mais um argumento, em jogos, há sim o equilibro protege-protege, mas é sub-ótimo, ou seja, deve ser evitado a qualquer custo. Quanto aos mercados imperfeitos, a falha informacional aplica-se também ao regulador, então, não considero razoável centralizar uma decisão com problemas de transparência e informação para um ministro ou grupo no poder escolher os protegidos ou a proteger. O que fazer, então? Pensando no longo prazo e não no debate de conjuntura, eu optaria por criatividade e novas fórmulas e não cairia na tese da tsunami ou no maniqueísmo mercado versus estado. Lúcido e bem escrito, parabéns pelo post, abraço do s.
Thomas H. Kang disse…
Foi. Dessa vez foi porque eu realmente não tenho respostas categóricas a essa questão. O equilíbrio protege-protege é mencionado em trabalhos de história econômica de gente muito boa. Em particular, eu menciono Findlay e O'Rourke, Power and Plenty. E realmente, falhas de mercado existem, assim como falhas de governo. Difícil. Abs e obrigado pelos comentários.

Postagens mais visitadas deste blog

Endogeneidade

O treinamento dos economistas em métodos quantitativos aplicados é ainda pouco desenvolvido na maioria dos cursos de economia que existem por aí. É verdade que isto tem melhorado, até porque não é mais possível acompanhar a literatura internacional sem ter conhecimento razoável de técnicas econométricas. Talvez alguns leitores deste blog ouçam falar muito em endogeneidade ou variáveis endógenas, principalmente no que se refere a modelos econométricos. Se pensamos em modelos de crescimento endógeno, o "endógeno" significa que a variável que causa o crescimento é determinada dentro do contexto do modelo. Mas em econometria, embora não seja muito diferente do que eu disse na frase anterior, endogeneidade se refere a "qualquer situação onde uma variável expicativa é correlacionada com o erro" (Wooldridge, 2011, p. 54, tradução livre). Baseando-me em um único trecho do livro do Wooldridge (Econometric Analysis of Cross-Section and Panel Data, 2 ed, 2011, p. 54-55)

Lutero e os camponeses

São raros os momentos que discorro sobre teologia neste blog. Mas eventualmente acontece, até porque preciso fazer jus ao subtítulo dele. É comum, na minha condição declarada de cristão luterano, que eu sempre seja questionado sobre as diferenças da teologia luterana em relação às outras confissões. Outra coisa sempre mencionada é o episódio histórico do massacre dos camponeses no século XVI, sancionado por escritos de Lutero. O segundo assunto merece alguma menção. Para quem não sabe (e eu nem devo esconder isso), Lutero escreveu que os camponeses, que na época estavam fazendo uma revolta bastante conturbada, deveriam ser impedidos de praticarem tais atos contrários à ordem - inclusive por meio de violência. Lutero não mediu palavras ao dizer isso, o que deu a justificativa para a violenta supressão da revolta que ocorreu subsequentemente. O objetivo deste post não é inocentar Lutero do sangue derramado sobre o qual ele, de fato, teve grande responsabilidade. Nem vou negar que Lutero

Exogeneidade em séries de tempo

Mais um texto de quem tem prova de econometria na segunda-feira. Quem não é economista não deve de forma alguma ler esse texto. Não digam que eu não avisei. Quando falamos de exogeneidade na econometria clássica, estamos falando da chamada exogeneidade "estrita", que nada mais consiste no fato de uma variável x não ser correlacionada com qualquer erro. Nas séries de tempo, no entanto, trabalha-se com três tipos de exogeneidade, dependendo do fim proposto. Na busca de resultados em inferência estatística (modos de estimar parâmetros e formulação de testes de hipótese), utiliza-se, em séries de tempo, o conceito de exogeneidade fraca. Para isso, precisamos 'fatorar a função de distribuição em duas partes: distribuição condicional e distribuição marginal . Define-se que uma variável é fracamente exógena em relação aos parâmetros de interesse se, e somente se, houver um certo tipo de reparametrização e atender duas condições: a variável de interesse precisa ser função de apen